Restaurante La Barca, Manaus (AM).
Mais uma vez nos reunimos, desta vez para comemorarmos a criação de nosso blog Confraria do Vinho – Os Seis Enófilos. Cada um procurou trazer o que de melhor pudesse expressar o momento. Degustamos os seguintes vinhos, pela ordem:
1) De entrada o Veuve Clicquot Pousardin Rosé – este champagne foi trazido pelo confrade e decano Lúcio Albuquerque como entrada de nossa degustação. Hoje em dia, a Veuve Clicquot Pousardin faz parte do grupo LVMH junto a outras marcas como Krug, Moet & Chandon, Don Perignon e Mercier. A garrafa tem um visual encantador, segundo o decano, a coloração assemelha-se ao côngrio rosa chileno, peixe comum nas águas frias do pacífico, aroma frutado, com refrescância e complexidade. Enfim, um clássico dos champagnes de finíssima qualidade.
2) Dom Melchor 2006 – é o vinho top da vinícola e elaborado em homenagem ao seu fundador Don Melchor Concha Y Toro. Já obteve 95 pontos de Robert Parker e 94 pontos da revista Wine Spectator. De fato, senão o melhor, um dos melhores Cabernet Sauvignon do Chile. Um vinho maravilhoso.
3) Don Maximiano Founder’s Reserve 2006 – a Viña Errazuriz é uma das mais importantes e renomadas vinícolas da América do Sul, produzindo vinhos extraordinários e muito conceituados, verdadeiros ícones como os famosos Don Maximiano, La Cumbre Syrah e Kai Carmenere. Para Jancis Robinson, o Don Maximiano é “uma resposta completa e sofisticada aos vinhos de Bordeaux”. Um corte de 85% Cabernet Sauvignon, 7% Cabernet Franc, 5% Petit Verdot e 3% Shiraz. Encorpado, mas equilibradíssimo e com potencial de guarda. Um vinho excepcional.
4) Purple Angel by Montes 2006 – Montes foi o pioneiro no cenário de vinhos do Chile. Conhecido por criar vinhos super-premium como o Montes Alpha M e Montes Folly, Aurelio Montes preferiu dedicar o seu tempo e desenvolver a variedade Carmenere até que se sentiu satisfeito com o que viria a ser esta pérola composta de 92% Carmenere e 8% Petit Verdot. Com 18 meses de envelhecimento em barris de carvalho francês e americano, um anjo roxo nos presenteia com a máxima expressão da uva Carmenere no Chile. Este vinho foi considerado o melhor da degustação, obtendo 4 votos em 6 possíveis. Um vinho sensacional.

Nenhum comentário:
Postar um comentário