terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

10ª Degustação: DORNA VELHA RESERVA 2005






Para a nossa 10ª Degustação da Confraria dos Sete Enófilos, escolhemos o Restaurante Italiano ANTONIO, localizado no coração do Vieiralves, sob o comando do grande confrade decano LUCIO ALBUQUERQUE.

O restaurante ANTONIO é especializado em massas, mas detém um cardápio variado de carnes, risotos, peixes e frutos do mar. O ambiente é muito aconchegante, confortável e elegante, com decoração italiana e a arquitetura irrepreensível. O Chef ANTONIO é italiano e prepara pessoalmente os pratos, com requinte e originalidade. Sem dúvida, é o melhor restaurante italiano de Manaus. 

Iniciamos com 02 garrafas de Moet & Chandon Imperial Brut Rosé, o que dispensa comentários. O vinho Surpresa foi o Emiliana Pinot Noir Reserva Especial. D.O. Valle Casablanca – 2008 – Chile. O confrade Francisco Arguelles foi o único que acertou a uva.

Em seguida passamos ao DORNA VELHA RESERVA 2005. É um belo tinto português da região do Douro, elaborado com as uvas touriga nacional, touriga franca e tinta Roriz. A garrafa custa R$ 380,00 no site da World Wine.

A Quinta do Silval é a vinícola que produz além do DORNA VELHA, o Colheita Selecionada, o Tinta Barroca, o Tinta Roriz e o Dorna Velha DOC. No Brasil é importado pela Enoteca Fasano. 

A diferença do Reserva para o Colheita Selecionada é que levam mais Touriga Nacional em sua composição. As uvas também passam por uma seleção um pouco mais rígida (escolhem as uvas com mais estrutura) e, depois de escolhidas, têm um estágio mais longo em madeira.

Um tinto português muito elegante, com notas de carne tostadas no nariz, no fim leve notas de café, taninos finos, acidez equilibrada e adstringência marcante.

Por fim, uma garrafa de vinho do Porto, Croft Pink. Proveniente da casa Croft uma das mais antigas casas de vinho do Porto, este Porto é elaborado a partir de uma nova técnica que consegue a extração de uma sedutora cor rosé bem como aromas frutados e frescos.  De ser servido entre 6 e 7 Graus, ou com gelo, sendo uma excelente companhia para sobremesas leves.

Até a próxima degustação sob o comando do confrade enófilo Gilson Benacon, com seu emblemático e poderoso BOROBO. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário