sábado, 8 de setembro de 2012

17ª Degustação: Quinta do Vallado Reserva Field Blend 2008


O Confrade Enófilo e responsável pela degustação JAIME MISSISSIPE escolheu o tradicional Restaurante VILLAGECasa de Comidas, localizado na Rua Recife, nº 948, como palco da 17ª degustação da festejada confraria dos sete enófilos.  HELENA FAGUNDES, proprietária do Village, reabriu as portas há pouco tempo, apresentando uma adega com diversificada carta de vinhos à preço honesto e de muito bom gosto, além de um novo cardápio elaborado com pratos típicos da região norte, carnes, risotos, bacalhau, massas variadas, e os tradicionais peixes amazônicos, dentre os quais destacamos o Pirarucu Crocante com castanhas acompanhado de banana empanada e risoto de jambu (foto), tudo servido em um ambiente agradabilíssimo pelo maître NATAN e sua competente equipe, que nos serviu muito bem durante todo o evento.

Iniciamos a degustação, na presença de dois ilustríssimos convidados: o casal amigo da confraria, ERICO DESTERRO E SILVA e sua digníssima esposa, MILENA MILON.


O Espumante LORIDOS CHARDONNAY 2005 deu a partida. Da região de Setúbal, este português é produzido pela vinícola Bacalhôa Vinhos de Portugal (fundada em 1922 sob o nome de João Pires & Filhos), cuja capacidade de produção é superior a 20 milhões de litros/ano. Composto de 100% da casta Chardonnay, sua vinificação utiliza o método clássico, que prevê uma fermentação e um estágio em contato com as leveduras, sempre na mesma garrafa, que é finalmente apresentada ao consumidor. De aroma intenso e sabor complexo, harmoniza, segundo o produtor, com presunto cru, pêra e gongorzola.  Um espumante português excelente.


Por curiosidade, em 2008, a empresa comprou a Quinta do Carmo, tendo o Grupo Lafitte Rothschild adquirido uma participação na Bacalhôa Vinhos de Portugal. Neste mesmo ano, a Bacalhôa tornou-se a maior accionista na Aliança, um dos produtores mais prestigiados nas categorias de espumantes de alta qualidade. O Grupo Bacalhôa produz vinho nas regiões mais importantes de Portugal.

Em seguida passamos ao ESPORÃO PRIVATE SELECTION BRANCO 2009 da vinícola Herdade do Esporão, localizada no coração do Alentejo, a 180 Km ao sul de Lisboa, em Reguengos de Monsaraz. O Esporão recebeu um total de 15 distinções atribuídas pela afamada revista norte-americana Wine Entusiast. Os vinhos Esporão Reserva Tinto 2006 (92 pontos) e Esporão Private Selection Branco 2008 (91 pontos) foram distinguidos na categoria Cellar Selection. Este branco é uma assemblage a partir das castas Semillon, Marsanne e Roussanne, castas internacionais num vinho ao estilo bem português. No visual, aspecto cristalino, cor palha. No nariz lembra fruta madura, como maçãs, pêras, e toques exóticos. Na boca sensações minerais, vinho cremoso e elegante, com bom equilíbrio e persistência, qualidades que conferem a este branco português uma ótima performance. Temperatura de Consumo: 12 ºC.

O vinho surpresa da degustação às cegas foi o tinto chileno MARQUES DE CASA CONCHA 2010 – Cabernet Sauvignon, da centenária vinícola do Valle Del Maipo CONCHA Y TORO. Apenas o confrade enófilo Lúcio Albuquerque e o convidado Érico Desterro acertaram a cepa. Parabéns a ambos pelo apuradíssimo paladar.

Chegado o grande momento, degustamos o pontuado tinto português QUINTA DO VALLADO RESERVA FIELD BLEND 2008. Este blend é uma jóia elaborada pelo conceituado enólogo Francisco Olazabal a partir de vinhas velhas com mais de 70 anos (65%): Tinta Roriz, Tinta Amarela, Touriga Franca e outras vinhas novas com 10 a 15 anos: Touriga Nacional (35%). Recebeu 94 pontos da revista especializada Wine Spectator e 93 pontos de Robert Parker.

A Quinta do Vallado, construída em 1716, é uma das Quintas mais antigas e famosas do Vale do Douro. Pertenceu à lendária D. Antonia Adelaide Ferreira e mantém-se até hoje na posse dos seus descendentes: João Ribeiro, Francisco Ferreira e Francisco Olazabal, todos tetranetos de Dona Antônia. Situa-se às margens do Rio Corgo, um afluente do Douro. Durante 200 anos a Quinta do Vallado só produziu vinhos do Porto.  

De aroma muito concentrado, com notas balsâmicas de madeira de carvalho, figo e amora. De sabor muito encorpado, taninos maduros e redondos. O final é elegante e equilibrado. Quinta do Vallado Reserva Field Blend não deixa nada a desejar em relação aos melhores tintos portugueses.

Finalmente, encerramos a degustação com o já tradicionalíssimo vinho do Porto, Ramos Pinto, agradecendo muito ao confrade enófilo Jaime Mississipe por nos proporcionar a oportunidade de apreciarmos um dos melhores vinhos de Portugal. Parabéns pela escolha dos vinhos e do lugar.
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário