domingo, 13 de novembro de 2011

8ª Degustação: ACHAVAL FERRER - Finca Altamira 2008





Dessa vez nos reunimos no Restaurante PORTO DE LENHA, localizado no coração do bairro Vieiralves, sob o comando do festejado confrade enófilo e fundador de nossa confraria, LUCIO ALBUQUERQUE.
A casa escolhida é especializada em pizzas e massas das mais variadas e de extrema qualidade e bom gosto, com ambiente requintado e arquitetura diferenciada, comandada pelo experiente maitre NATAN.
Iniciamos a degustação com o espumante argentino TANGUAPO – Blanc de Noir – Méthode Champenoise – Extra Brut, vencedor dois prêmios: a) Concours  Mondial Bruxelles e b) Medaille d’or 2007 Gold Medal.
Os dois prêmios conferem magnitude a esse elegante espumante composto de 67% Syrah, 26% Pinot Noir e 7% Chardonnay. Sua segunda fermentação ocorre na própria garrafa (médodo champenoise) com leveduras premium da região de Champagne, França. Álcool, acidez e açúcar equilibrados, com notas de frutos secos, pão tostado, compotas de pera e maça, este espumante mostrou-se magnífico de complexidade singular.
Em seguida degustamos o vinho branco – WÜNN – Sol Naciente – Chardonnay 2009. Trata-se de um vinho exclusivo da Patagônia Argentina. Muito frutado e de estrutura firme este vinho branco, por sua exclusividade mostrou-se muito interessante. Uma experiência única.
Finalmente, chegamos ao mais aguardado vinho tinto da degustação, ACHAVAL FERRER – Finca Altamira 2008 – Malbec. A Achaval Ferrer foi fundada em 1998 no distrito de Perdriel, por seis amigos sonhadores e apaixonados por vinho. Dois princípios fundamentais regem os objetivos dessa bodega: a busca pela qualidade em todos os seus vinhos e o respeito pelo terroir.
A direção técnica é conduzida pelo sócio italiano Roberto Cipresso, um dos mais respeitados e requisitados enólogos do mundo na atualidade, cuja sensibilidade tem levado a produção de vinhos maravilhosos, tais como este que ora temos o prazer de degustar.
A Achaval Ferrer apesar da juventude já é considerada uma das melhores vinícolas das Américas. A revista americana Wine & Spirits a elegeu “Vinícola do Ano 2009”.
Este maravilhoso Malbec nos surpreende por sua estrutura firme e convincente. Finca Altamira é o nome do vinhedo que dá origem a esta verdadeira jóia da casta Malbec. Sua cor é púrpura profunda e seu perfil aromático combina potência e elegância, com nuanças tostadas, cereja negra e ameixa. Na boca é pleno e denso, mas com taninos elegantes, saborosíssimo e de frescor único.
Vale ressaltar que este vinho jamais recebeu de Robert Parker pontuação inferior a 95+ pontos da conceituada revista Wine Advocate. Uma verdadeira pérola. Sensacional. Um belíssimo vinho. Uma referência, com certeza, dentre os malbecs argentinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário