segunda-feira, 30 de abril de 2012

12ª Degustação: TRAPICHE 2008 Viña Jorge Miralles



A Confraria dos Sete Enófilos, no mês de abril, viajou para a cidade de Vitória (ES) a convite do  festejado Confrade Enófilo e aniversariante do mês, DELANO DELFINO. Sob o seu comando e de sua digníssima esposa RITA FREITAS  foi iniciada a 12ª degustação da confraria no Bistrô VILLE DU VIN localizado na Rua Aleixo Neto, 1702, Lj 04, Praia do Canto, Vitória (ES). 


A degustação fora atenciosamente preparada e conduzida pelo Enólogo BORIS. O menu especialmente preparado para este evento pela Chef Sylvia Lis do Laboratório Allergan continha como entrada: pêras assadas em sal grosso com folhas vermelhas, chip de Parma e nozes caramelizadas. Como prato principal em harmonia com os vinhos servidos: 1) Badejo com Legumes Provençais (Filé de badejo grelhado, mini ratatouille ao limão sobre batatas quebradas) e 2) Tournedos com 5 cogumelos (Filet alto, risotto de cogumelos shitake, shimeji e paris, molho de vinho e cogumelos porcini e trufas laminadas). E de sobremesa: Panacota de chocolate, biscoito de chocolate com frutas vermelhas e milk-shake de chocolate. Todos os pratos muito requintados e de sabor inestimável. 

Na mesa haviam outros ilustríssimos convidados do Enófilo DELANO que tornaram a degustação ainda mais agradável: Eudes e Carol (RJ), Penha e Miguel (ES), Pedro Zamprogno, Enilson e Haydee, Maria de Lourdes (Madelou) e Carlos Eduardo. 

Vamos aos vinhos da degustação: Iniciamos com o espumante brasileiro CAVE GEISSE Rosé Brut 2008 - Terroir Pinto Bandeira - Pinot Noir. Como já sabemos os espumantes brasileiros têm-se destacados como um dos melhores do mundo. Este Rosé é altamente sofisticado,  apresentando cor de casca de cebola escura com toques caramelos. Perlage persistente, muito frutado, lembra frutas vermelhas como morangos, tem ótima persistência na boca, álcool equilibrado e corpo macio. 

Em seguida, degustamos o vinho branco francês RIESLING "HUGEL" 2010 - Appellation Alsace Controlee - mosto fermentado de uvas viníferas alsacianas. Engarrafado pela Hugel Et Fils S/A. Mostrou-se envolvente e equilibrado. Com muito potencial para evoluir, já se mostra muito agradável e elegante. 

O vinho surpresa para que os presentes adivinhassem a uva foi o famoso CATENA ALTA MALBEC 2006.  Apesar do sabor marcante e único que caracteriza a uva Malbec, apenas 03 (três) dos 18 (dezoito) participantes acertaram a casta: LUCIO ALBUQUERQUE, MARIA DE LOURDES e MIGUEL TRÉS. Parabéns aos três pelo apuradíssimo paladar. 

Em seguida, degustamos o CHOCALAN MALVILLA 2008. Este 100% Pinot Noir chileno é oriundo do  Valle de San Antonio, a oeste de Santigo, Chile. Revelou-se de cor violeta. Na boca, notas de frutas vermelhas, levemente amadeirado. De sabor persistente, este chileno é uma agradável surpresa. 

Passamos ao grande astro da degustação: TRAPICHE 2008 - VIÑA JORGE MIRALLES - MALBEC. Este argentino foi agraciado com nada mais, nada menos que 96 pontos de ROBERT PARKER. Esse magnífico malbec argentino ficou em 24º lugar no Top 100 da renomada revista Wine Enthusiast em 2011 com 94 pontos. Todo ano, o diretor da vinícola DANIEL PI seleciona os três melhores vinhos malbec de vinhedos excepcionais (single vineyard). Este é da viña denominada Jorge Miralles. No primeiro gole mostrou-se bastante elegante, com notas de amora, baunilha e chocolate. Potente e ao mesmo tempo equilibrado, na mostra uma falha sequer, segundo a Enthusiast. A mim pareceu um Malbec singular, com sabor requintado e raro. Forte, persistente, é sem dúvida um dos melhores Malbecs argentinos que já degustei. 

Quebrando protocolos, o entusiasmado Enófilo Delano Delfino ainda nos brindou com várias garrafas do ACHAVAL FERRER - Finca Bella Vista 2007 - este malbec argentino pontuadíssimo de 94 pontos da Wine Spectator e 97 pontos de Robert Parker. Outro digno representante dos malbecs argentinos. Este tinto irretocável é digno de Baco e de Dionísio, que com certeza ficariam boquiabertos se tivessem a oportunidade rara de degustá-los. 


Com todo o respeito, Delano Delfino estava "impossível" nessa tarde. Parabéns ao Delano e sua digníssima esposa Rita, vocês merecem!!!! O lugar, o vinho e a comida estavam perfeitos. A Confraria dos Sete Enófilos agradece e orgulha-se de tê-lo, não só como membro, mas sobretudo como amigos (o casal DELANO e RITA). Finalizando o casal Delano e Rita não é só um casal 20, é o casal 20 vezes 1000= 20.000. Congratulamos ao confrade DELANO e sua amada esposa RITA, muitas felicidades, saúde, paz e prosperidade. Sucesso! Feliz Aniversário! PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário