quarta-feira, 30 de maio de 2012

13ª Degustação: PAYEN 2007 SYRAH Viña Tabalí



Para a nossa 13ª Degustação da Confraria dos Sete Enófilos, escolhemos o tradicional Restaurante VILLAGECasa de Comidas, localizado na Rua Recife, ao lado do hotel Mercure, em Manaus, sob o comando do confrade enófilo João Barroso.

O restaurante Village reabriu as portas inteiramente reformado. A mudança pode ser percebida desde o cardápio recheado de pratos típicos da região norte, peixes tradicionais, carnes, risotos e massas variadas.  O ambiente é muito aconchegante e a arquitetura enche os olhos pela originalidade. A casa está, atualmente, sob o comando do experiente maitre NATAN, cuja equipe nos atendeu de forma sublime e perfeita.
Iniciamos a degustação na presença de três ilustríssimos convidados: o festejado casal e amigo da confraria, MARIO MELLO e sua digníssima mulher, ELZA CHALUB. Além de sua assessoria, representada no evento pela Srta. CARLA. 

Começamos com o Champagne GOSSET BRUT EXCELLENCE, composto pelas cepas Chardonnay 36%, Pinot Noir 45% e Pinot Meunier 19%. Esta champagne recebeu 92 pontos da revista Wine Spectator e 90 pontos de Robert Parker. A vinícola Gosset é muito antiga, com mais de 425 anos de experiência na produção dos melhores champagnes franceses. A Gosset prima pela qualidade de seus champagnes, num cuidadoso processo de vinificação, sempre procurando respeitar a acidez natural e as características da uva e de seu terroir. A coloração é amarela e cristalina, muito frutado, com notas de pêssegos e amêndoas. Um belíssimo champagne.
Em seguida, degustamos o branco DOÑA PAULA CHARDONNAY 2009. Este 100% Chardonnay argentino é oriundo da região de Tupungato, Valle do Uco. Apresentou-se de cor amarelo dourado. Cítrico e com notas de frutas tropicais. Acidez equilibrada. Doña Paula é uma vinícola muito jovem, fundada em 1997. Seu viticultor, Edgardo del Popolo e seu enólogo, David Bonomi, estão liderando a inovação na enologia argentina.
Passamos ao esperado PAYEN SYRAH 2007. Este tinto chileno é o top da vinícola TABALI e recebeu 94 pontos de Robert Parker, além de vários prêmios como: Medalha de Ouro pela revista Cata & Vino 2010. W Hotel, Santiago, Chile;  92 pontos da Revista Vinos de La Cordillera 2010 e 91 pontos da Revista Chilena Descorchados 2011.
A vinícola Tabalí foi a primeira vinícola a se instalar neste vale no extremo norte chileno, próximo ao deserto de Atacama e em 1993 foi concebida como vinícola boutique por Guillermo Luksic, destinada a produzir vinhos premium e super premium. A princípio estava um pouco ácido, mas com o tempo revelou-se muito equilibrado, com aroma de cerejas e amoras. Neste magnífico Syrah pode-se notar a integração perfeita da fruta com o carvalho, conferindo ao vinho complexidade e profundidade. Com certeza, um dos melhores Syrah chilenos.

O vinho surpresa da degustação foi o tinto chileno Gran Tarapacá Reserva - Merlot. Apenas o confrade enófilo Francisco Arguelles acertou a cepa. Parabéns confrade pelo apuradíssimo paladar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário