quarta-feira, 20 de junho de 2012

14ª Degustação: MONTEVIDÉU - URUGUAI


 A Confraria dos Sete Enófilos, no mês de junho, resolveu fazer uma degustação de nível internacional a convite do Confrade Enófilo e Fundador de nossa Confraria, Lúcio Alberto de Lima Albuquerque. Viajamos para a encantadora cidade de Montevidéu ou Montevideo, capital e maior cidade do Uruguai. Localizada ao sul do país, às margens do Rio da Prata ou Rio de La Plata, Montevidéu é atualmente a administrativa do MERCOSUL e da ALADI e considerada a cidade latino-americana com a melhor qualidade de vida.
Desembarcamos no moderno Aeroporto Internacional de Carrasco, o maior do país. Cidade-sede da primeira Copa do Mundo de Futebol, em 1930, Montevidéu ainda preserva grande parte de seu passado histórico, constituindo-se de monumentos, praças e teatros, tais como a Praça da Independência (a mais importante do país), o Palácio Legislativo, a Catedral (Igreja-Matriz) e o Teatro Municipal (Teatro Solis) de 1856 e o Estádio Centenario, alguns de seus principais atrativos turísticos.
Durante nossa agradável estadia pudemos conhecer um pouco da vitivinicultura uruguaya visitando algumas vinícolas como a premiada bodega H. STAGNARI considerada “La bodega del Tannat más premiado Del mundo”. Degustamos um Chardonnay de limitada produção, cujo nome - “De Virginia” – fora concebido pelo enólogo Héctor Stagnari para satisfazer o paladar de sua esposa Virginia Moreira Burastero. 
         Continuando nosso turismo enológico, pudemos conhecer a bodega boutique BOUZA, uma das três maiores do Uruguai. Passeamos pelos seus imensos vinhedos e pudemos aprender acerca do processo de produção do vinho, visitando suas instalações e máquinas de produção, além de um museu com uma rica coleção de carros clássicos fabricados desde 1920. No jardim da bodega há um vagão inglês de 1929 em processo de restauração.
A bodega BOUZA foi construída  em 1942 por NUMA PESQUERA a semelhança dos chateaux franceses, tendo sido restaurada em 2002, mas mantendo os conceitos originais. A Bouza tem 22 hectares de vinhedos e produz aproximadamente 90.000 (noventa mil) garrafas ao ano, dos vinhos brancos da cepa Alvarinho e Chardonnay e vinhos tintos da cepa Merlot, Tempranilho e Tannat, sendo esta última variedade a que mais identifica um vinho do Uruguai.
         Para a felicidade de todos, visitamos a Bouza durante o 4to Festival Del Tannat y el Cordero (9 de junho de 2012). No requintado restaurante da vinícola, o almoço iniciou-se com três opções de entrada à escolha (sopa de remolacha, carpaccio de lomo e crocante de queso brie y mezclun de verdes) criteriosamente harmonizados com o tinto BOUZA TANNAT 2011 – Sin Barrica, apresentado pelo sommelier IRINEU ALVARIZA.
         Na mesa com 12 pessoas, estavam presentes todos os Sete Confrades Enófilos, acompanhados de suas respectivas mulheres, bem como também o festejado casal Mario Mello e Elza Chalub, convidados do Confrade Enófilo Lúcio Albuquerque.
O prato principal (Risotto de Cordero braseado y hongos o Costillas de Cordero Hampshire Down com rúcula y boniato asado o Brochettes de Cordero, agridulce, ciruelas y tomates secos com ensalada aromática) foi magnificamente harmonizado com o BOUZA TANNAT CLÁSICO 2010. Este tinto 100% Tannat tem coloração intensa, aroma de frutos vermelhos, taninos redondos e final prolongado. Excelente escolha que harmonizou perfeitamente com os pratos do Menu. 
O vinho surpresa escolhido pelo condutor da degustação, Lúcio Albuquerque, foi o premiado BOUZA MERLOT B9 – PARCELA ÚNICA, cuja cepa apenas o Confrade Enófilo DELANO DELFINO e a convidada ELZA CHALUB conseguiram acertar. Participaram ainda da adivinhação o simpático casal paulista, GUILHERME EBELING e MÁRCIA, acompanhados de sua jovem filha LUISE. Parabéns aos dois vencedores pela apurada sensibilidade degustativa!
         A vinícola Bouza, por seu competente sommelier, Irineu Alvariza, resolveu nos presentear, durante o almoço da confraria, com o vinho top da vinícola, o aclamado e premiadíssimo MONTE VIDE EU, safra 2010. Este tinto maravilhoso é uma assemblage das melhores uvas produzidas pela Bouza - Tannat (50%), Tempranillo (20%) e Merlot (30%).  Concebido pelo enólogo Eduardo Boido, este
vinho tem intenso aroma de ameixas e é surpreendentemente equilibrado.  Verdadeiro néctar dos Deuses, solicitamos que nos fosse servida mais uma garrafa para degustarmos esta maravilha uruguaia.  É o melhor da Bouza, sem dúvida.
Por fim, o Bouza Destilado de Orujo de Tannat fez as honras da casa ao se fazer acompanhar de deliciosas sobremesas (Marquise de chocolate y naranja, Flan casero com chauchas de vainilla e Bavarois de maracuyá com reducción de albariño).
Uma vez que a Confraria dos Sete Enófilos tem como missão a busca pela degustação dos melhores vinhos sul-americanos, procurando sempre a satisfação e felicidade plena de todos os seus integrantes, amantes apaixonados que somos pela bebida de Baco, o Confrade Enófilo Lúcio Albuquerque está de parabéns e com certeza foi muito feliz ao escolher Montevidéu para nossa reunião internacional de alto nível e de muito bom gosto. Acredito que estamos todos de parabéns por fazermos parte desta Confraria que a cada degustação se supera e nos surpreende cada vez mais pela qualidade e alto nível dos confrades e seguidores que a compõem.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário