quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

19ª Degustação: INEDITO LIMITED EDITION 2007 - CALYPTRA


Na badalada Churrascaria BARBACOA localizada no Shopping Manauara a Confraria dos Sete Enófilos reuniu-se para a sua 19ª Degustação sob o comando do Enófilo FRANCISCO ARGUELLES. O BARBACOA tem seis restaurantes no Brasil e quatro no exterior: três no Japão e um em Milão, na Itália. Trata-se de uma churrascaria sofisticada com carnes nobres e carta de vinhos selecionada, com ambiente intimista e de muito requinte.


Para começar, o CHAMPAGNE HEIDSIECK & Co. MONOPOLE BLUE TOP BRUT, elaborado com Pinot Noir, Chardonnay e Pinot Meunier, tem coloração amarelo claro e reflexos esverdeados, com aroma marcado por notas cítricas e florais. De excelente acidez, este champagne é um ótimo exemplar do Grupo Pommery, além de um ótimo custo-benefício.  

Em seguida degustamos o branco CALYPTRA CHARDONNAY GRAN RESERVA 2007.  Este branco chileno recebeu 91 pontos da Revista Descorchados 2011. Oriundo do Vale do Cachapoal, este vinho repousou 24 meses em barricas de carvalho francês.  Quando degustado apresentou aromas de mel e noz moscada, com bastante corpo e boa acidez. Um grande chardonnay chileno sem dúvida.  
Na degustação às cegas, as mulheres foram melhores, IVANICE AMORIM e MARIA DO PERPETUO SOCORRO acertaram a MERLOT do LUIGI BOSCA 2008.  A elas nossas parabenizações e homenagens pelo paladar apurado.  

Após, degustamos o INEDITO LIMITED EDITION 2007. Mais um chileno da vinícola CALYPTRA, cujo vinho top premium ZAHIR recebeu o título de melhor Cabernet Sauvignon do Chile pelo Guia Descorchados edição 2012. Este chileno é uma assemblage de Cabernet Sauvignon (15%) e Merlot (85%). Calyptra vem do vocábulo grego e significa chapéu. Este magnífico tinto chileno recebeu 92 pontos do Guia Descorchados 2012. Marcado por uma acidez firme, equilíbrio autêntico e corpo consistente, este com certeza é um grand reserva inédito (desculpem o trocadilho), por sua originalidade no que lhe toca, harmonizando perfeitamente com as nobres carnes do Barbacoa.
Finalizamos mais uma vez com o Vinho do Porto, RAMOS PINTO 10 ANOS, e aproveitamos para agradecer ao Confrade Enófilo FRANCISCO ARGUELLES pela rara oportunidade de saborear a carne do Barbocoa, os vinhos degustados e mais uma vez gozar da companhia agradabilíssima de todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário