segunda-feira, 22 de abril de 2013

21ª Degustação: CROZES-HERMITAGE THALABERT – Syrah

A primeira degustação de 2013 foi realizada no Restaurante Village “Casa de Comidas”, escolhido pelo Confrade Enófilo DELANO DELFINO, sempre acompanhado, é claro, de sua DD. Esposa, RITA FREITAS.

Acompanhou nossa degustação, como convidado do Confrade Enofilo Lucio Albuquerque, o Coronel de Cavalaria, PAULO ALVES. Iniciamos com um magnífico Champagne do Produtor POL ROGER. Eleito várias vezes como “o melhor Brut” pela revista especializada WINE SPECTATOR – 92 pontos, este champagne é composto pelas uvas Pinot Noir, Chardonnay e Pinot Meunier, cultivadas nos melhores vinhedos de Champagne. De incrível complexidade, foi recentemente classificado como o segundo melhor champagne não safrado por Jancis Robinson.

Em seguida, degustamos o vinho branco, Mâcon Chardonnay CLOS DE LA CROCHETTE 2008 – Lés Héritiers Du Comte Lafon – trata-se de um branco estiloso, com notas de maças. Da região de Macon, este Chardonnay é produzido com uvas de vinhedo murado, um dos primeiros plantados pelos monges de Cluny há mais de 1000 anos. Um branco único.
Nos tintos, o Confrade Enófilo DELANO DELFINO brindou-nos com verdadeiras obras primas francesas de PAUL JABOULET ÂINÉ, um dos maiores produtores da região do Rhône, responsável por alguns dos melhores vinhos franceses, a exemplo do que tivemos a oportunidade de degustar: CROZES - HERMITAGE THALABERT – 100% Syrah, safra 2009 pontuado com 95 pontos de ROBERT PARKER e safra 2005, pontuado com 89 pontos pela WS.
 

Trata-se de um CROZES-HERMITAGE muito elogiado por ROBERT PARKER. Traduz toda a opulência da Syrah, extratificada nos 13,5% de teor alcoólico, harmonizando com carne de cordeiro e cabrito. Crozes-Hermitage é uma região do norte do vale Rhone, na França. Já a Syrah é uma uva de origem controvertida, sendo certo que sua atual casa é o vale do Rhone. Na Autrália, a Syrah é conhecida como Shiraz, sendo considerada a uva nacional daquele país. Magníficos tintos franceses com muito bom gosto e criteriosamente escolhidos pelo festejado confrade DELANO DELFINO.

O prêmio da desgustação pela advinhação do vinho surpresa foi faturado pelo Confrade Enófilo Jaime Mississipe, o único que acertou a cepa merlot do CHATEUAU LA GRANGE do Vale Pomerol. Parabéns!!!!

Finalizamos com o vinho do Porto, NIEPOORT 10 YEARS OLD TAWNY, pontuado por Robert Parker em 95 pontos. Enfim, começamos o ano de 2013 com o pé direito, saindo dos domínios argentinos e chilenos para desbravar o velho mundo, com seus magníficos franceses.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário