quinta-feira, 16 de maio de 2013

22ª Degustação: ANTA BANDERAS A16 - 2007


No almoço enogastronômico da confraria dos 07 enófilos, no Restaurante CASA DO BACALHAU, localizado na rua Paraíba, Manaus (AM), o Confrade Enófilo JAIME MISSISSIPE nos brindou com uma degustação de vinhos tinhos espanhóis.
Mas, como de costume, iniciamos com um belo espumante, o PROSECO VALDO ROSÉ BRUT. Proveniente da tradicionalíssima vinícola produtora de espumantes da região de Valdobbiadene, a Valdo foi fundada em 1926 e fabrica esse espumante Brut pelo método clássico. Excelente custo-benefício.

Em seguida, degustou-se um vinho branco da famosa vinícola chilena COUSIÑO MACUL SAUVIGNON GRIS. Esta cepa é muito interessante e segundo alguns enólogos trata-se da “irmã” da cepa Sauvignon Blanc. Foi trazida da região de Graves, ao sul de Bordeaux, na França pela família Cousiño na metade do século XIX. Sua cor amarela de reflexos esverdeados dá a beleza natural que só sucumbe ao seu paladar muito vivo e refrescante, com aromas cítricos que lembram maçã verde e flores brancas.
 
Finalmente, passamos à degustação do tinto espanhol ANTA BANDERAS A16 – 2007. De teor alcoólico em torno de 14,1%, este tinto é oriundo da vinícola que o astro de Hollywood ANTONIO BANDERAS comprou em 2002. São 235 hectares de vinhedos em Villalba Duero e Nava de Roa e é dirigida pelos irmãos Frederico e Teodoro Ortega. Para Antonio Banderas, nascido em Málaga, a escolha de uma vinícola em Ribera Del Duero tem sua razão de ser: “Ribeira Del Duero tem bons enólogos. Sempre tiveram bons enólogos. E eles têm idéias românticas a respeito do vinho. O que é muito importante para mim”. O A16 é uma assemblage composta de 80% tempranillo, 3% merlot e 17% cabernet sauvignon. É uma explosão de aromas de frutos negros, notas tostadas e caramelo.
Finalizou-se a degustação com o vinho do porto RAMOS PINTO, cujo comentário, peço permissão para fazer remissão aos posts anteriores. Parabéns ao Confrade Enófilo JAIME MISSISSIPE pela excelente escolha e a vontade de proporcionar a todos uma nova visão dos vinhos espanhóis.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário