sábado, 20 de julho de 2013

24ª Desgustação: CAVALO MALUCO - 2007



No tradicionalíssimo restaurante português CASA DO BACALHAU, a Confraria dos Sete Enófilos reuniu-se mais uma vez para, sob a primorosa direção do Confrade Fundador LUCIO ALBUQUERQUE, degustarmos os melhores vinhos que escolhera para nossa festejada 24ª degustação, que contou também com o ilustre casal de convidados SEBASTIÃO MILON e NAIRY MILON, cuja presença engrandeceu sobremaneira nosso encontro.
Inicialmente degustamos o Champagne JACQUART Brut Rosé, oriundo da jovem vinícola Maison Jacquart fundada em 1962, na região de Reims (França) é composto de Pinot Noir, Pinot Meunier e Chardonnay. Muito delicioso e fácil de harmonizar, sua textura enche a boca, sua perlage, aromas e sabores lembram morangos e cerejas, como notas de torradas e fazem esse frutado e maravilhoso champagne muito original.

Na fase de adivinhação das castas, os vinhos servidos foram LOUIS M MARTINI - SONOMA COUNTY 2010 - Cabernet Sauvignon e BRIDLEWOOD - MONTERREY COUNTY - Pinot Noir. Ambos tintos californianos. O Cabernet foi desvendado pelo convidado SEBASTIÃO MILON e pelo Confrade DELANO DELFINO. A Pinot Noir foi descoberta por duas mulheres, a convidada NAIRY MILON e pela IVANICE ARGUELLES. Parabéns aos quatro que acertaram pelo apuradíssimo paladar. 
 
Depois degustamos o vinho branco QUEBRADA SECA Chardonnay 2009. Vinho ícone da vinícola MAYCAS DEL LIMARÍ. As uvas que elaboram este vinho são oriundas de um único vinhedo situado às margens do Rio Limarí. Muito elegante, frutado e mineral. Harmonizou muito bem com o bacalhau.

Finalmente, degustamos o tão esperando tinto português CAVALO MALUCO 2007. “Cavalo Maluco (Crazy Horse) foi um grande chefe Sioux que resistiu à ocupação e destruição das terras e cultura do seu povo, permanecendo fiel aos seus valores e código de honra, pelos quais deu a vida. Uma personalidade potente e intensa, indomável e irreverente, mas também sensível, gracioso e elegante, como este vinho que assume o seu nome. Um vinho que é uma força da natureza e que presta homenagem a todos os ‘Cavalos Malucos’, apaixonados e desassombrados, que pensam pela sua cabeça e trilham o seu caminho com paixão pela diferença. Cada ano de Cavalo Maluco presta homenagem a uma personalidade que se identifica com esse espírito. Esta safra 2007 é dedicada a MIGUEL MONTENEGRO PALMA. De cor negra, este tinto revelou menta, tabaco, madeira e muita erva aromática. Ao longo da degustação foi-se oxigenando e surgindo novas e enigmáticas nuances de sabores e aromas interessantes. Um grande tinto português aprovado à unanimidade pelos confrades, esposas e seguidores.

Finalizamos com o secular vinho do porto DOW’S 10 YEARS. A Dow’s foi fundada em 1798 e por mais de dois séculos, o rótulo Dow’s tem sido associado aos melhores Vinhos do Porto originários do Vale do Douro Superior. Dow’s é o principal produtor de Vinho do Porto de categorias especiais. Portanto, são merecidos os parabéns e as homenagens rendidas ao nosso grande Confrade Enófilo LUCIO ALBUQUERQUE pela excelente escolha dos vinhos que nos brindou com a oportunidade única de degustá-los na presença de tão saudáveis e agradabilíssimas companhias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário