quinta-feira, 8 de agosto de 2013

25ª Desgustação: VISTALBA CORTE A 2009



No mês de agosto, a Confraria dos Sete Enófilos reuniu-se na tradicional CHURRASCARIA GAUCHOS, localizada no coração do bairro Adrianópolis, em Manaus, escolhido como palco de nossa degustação do mês pelo Confrade Enófilo IVES ALBUQUERQUE.
O ambiente é muito agradável, com iluminação aconchegante, serviço diferenciado e uma grande variedade de carnes servidas ao gosto do cliente. Possui uma sala reservada especialmente para eventos dessa natureza.

Vale pontuar a presença de dois seguidores: O médico da Confraria Dr. Dias, acompanhado de sua esposa Maria do Perpetuo Socorro, e o nosso mais recente seguidor Sebastião Milon acompanhado de sua esposa Nairy Milon.
        
Iniciou-se a degustação com espumante NINFA BRUT considerado pela respeitada Revista GULA como o VINHO BORBULHANTE DO ANO 2013. Levou 5 Estrelas. Trata-se de um português do Ribatejo com Pinot Noir e 12,5% de álcool. Elaborado na Serra dos Candeeiros por J. Teodósio Barbosa pelo método clássico de segunda fermentação na garrafa, é um “blanc de noir” ligeiramente rosado, seco (sem adição de açúcar) com aroma frutado (damasco) e tostado, tudo reunido pela fina acidez gastronômica.

Após, degustou-se o NOVAS CHARDONNAY 2012 da bodega chilena Emiliana conhecida pelos vinhos orgânicos. Considerado pela Revista Gula como o VINHO BRANCO DO ANO. Este Chardonnay provém de uvas orgânicas e encanta pelo aroma de ervas frescas e pêra.

Finalmente, degustamos o tão esperando corte argentino VISTALBA CORTE A 2009 eleito pela respeitada revista especializada GULA, o VINHO TINTO DO ANO. Com 05 estrelas: “Este é um vinho com sobrenome forte, assinado por Carlos Pulenta em Vistalba, Lujan de Cuyo, Mendonza, com Malbec e Cabernet Sauvignon e ostentando poderosos 15,5% de álcool. Um argentino com ares europeus, maturado em carvalho por 18 meses, apresentando aroma denso de frutas negras (ameixa, sobretudo) e baunilha, corpo bem estruturado com taninos redondos e final longo, agudo”. Excelente assemblage argentina.Faz jus à eleição da Gula.

Na adivinhação da casta, sagraram-se vencedores DELANO DELFINO, SEBASTIÃO MILON, NAIRY MILON E IVANICE ARGUELLES, que acertaram Carmenére na cabeça.

Para finalizar o secular vinho do porto DOW’S 10 YEARS, cujo comentário remeto o leitor ao post anterior. Cumpre agora registrar que nesta degustação todos nós ganhamos, tanto pela presença agradabilíssima de todos, especialmente os seguidores, quanto pelo lugar, comida, ambiente, harmonização, e vinhos de sabores inestimáveis. Parabéns IVES ALBUQUERQUE pela excelente escolha de vinhos premiados e eleitos os melhores do ano de 2013 pela REVISTA GULA. Parabéns Confraria dos Sete Enófilos!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário